Instituto de Previdência dos Servidores
Públicos Municipais de Pelotas

Página Inicial / Comitê de Investimentos

Comitê de Investimentos

Instituído pela Lei nº 5.964 e suas alterações, o Comitê de Investimentos do Sistema de Previdência Social dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo do Município de Pelotas constitui-se em órgão auxiliar do gestor do sistema no processo decisório quanto à execução da política de investimentos e na definição da aplicação dos recursos financeiros, observadas as condições de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência.

É composto por:

I - Gestor de Recursos Financeiros do Regime Próprio de Previdência Social, como titular, tendo como suplente o Diretor Administrativo e Financeiro do PREVPEL.

II - 02 (dois) representantes titulares e 02 (dois) suplentes eleitos pelos servidores, ativos ou inativos, segurados do Sistema de Previdência Social dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo do Município de Pelotas.

III – 01 (um) representante titular e 01 (um) suplente, indicados pelo Prefeito Municipal.

IV – 01 (um) representante titular e 01 (um) suplente, indicados pela entidade classista dos servidores municipais.

Competências do Comitê de Investimentos

O Comitê de Investimentos em suas avaliações, tomada de decisões, inclusive quanto à definição da aplicação dos recursos financeiros, deverá observar os seguintes aspectos e fundamentos:

I - Política de investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas - PREVPEL;

II - Normas do Conselho Monetário Nacional constantes da Resolução nº 3.506, de 2007, ou quaisquer outras quem venham a alterá-la ou revogá-la;

III - Conjuntura econômica de curto, médio e longo prazos;

IV - Indicadores econômicos;

V - Cenário macroeconômico;

VI - Evolução da execução do orçamento do RPPS;

VII - Dados atualizados dos fluxos de caixa e dos investimentos, com visão de curto e longo prazo;

VIII - Propostas de investimentos e respectivas análises técnicas, que deverão identificar e avaliar os riscos de cada proposta, incluídos os riscos de crédito, de mercado, de liquidez, operacional, jurídico e sistêmico.

E-mail: comite.investimentos@pelotas.rs.gov.br